Festividade do Conjunto Jardim do Senhor

Eu indico!

Festividade do Conjunto Jardim do Senhor (2011)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atividade para o Dia da Bandeira

Mosaico de casca de ovo para o Dia da Bandeira

Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira. Que tal uma atividade manual com seus alunos? Que tal fazer uma bandeira com a técnica do mosaico? Só que esse é um mosaico diferente, feito com cascas de ovos. A idéia é do pessoal da Editora Informal. Visite o site deles e você encontrará outras sugestões de jogos e atividades interativas.

O mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino. Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, em paredes, teto e pisos de muitas igrejas. No Brasil, Portinari foi um artista que utilizou muito mosaico em suas obras.

É muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, o que faz com que cada objeto feito em mosaico se torne único.

Como fazer:

Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil.

Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar) e as lave antes de usar.

Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.

Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco.

Após a casca estar pintada e seca, quebre-a em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).

Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre eles

Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Pesquise também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para explicar aos seus alunos um estilo de arte que eles estão reproduzindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário