Festividade do Conjunto Jardim do Senhor

Eu indico!

Festividade do Conjunto Jardim do Senhor (2011)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Oba, Ganhei um selinho!!!

Ganhei este selinho da amiga Lila Monteiro: A Arte de Ensinar e Aprender.
Visitem: http://aartedeensinareaprender.blogspot.com
Regrinhas:

1- POSTAR O SELO;
2- COLOCAR NO SEU POST O BLOG QUE TE ENVIOU O SELO;
3- AGRADECER O BLOGUEIRO QUE TE OFERECEU O SELO;
4- DESCREVER CARACTERÍSTICAS SUAS;
5- INDICAR O PRÊMIO A 5 OU MAIS AMIGAS MERECEDORAS DO SELO;

Sobre mim:
-Sou apaixonada pela Obra de Deus;
-Sou prestativa;
-Sou amiga;
-Sou dedicada ao que faço;
-Sou mãe coruja com muito orgulho.

BLOGS INDICADOS PARA RECEBER O SELINHO

http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com
http://pequenageracao.blogspot.com
http://baudaprofessora.blogspot.com
http://laura-professora.blogspot.com
http://sapinhocolorido.blogspot.com

Sugestão para o dia das crianças



Para quem está sem idéias para o dia das crianças, aí vai uma sugestão.

Menino porta doces

Para fazer , é só recortar cada parte do molde que está postado acima, riscar na folha de eva, recortar e montar conforme na imagem que vocês estão vendo. A parte de baixo do menino, onde ficarão os doces, tem que riscar duas vezes e colar uma na outra, deixando uma abertura para encaixar os doces.

Depois, se a criança quiser, pode aproveitar para pendurar na parede e colocar o que quiser
( lápis, borracha, apontador e até dinheiro).


Retirei esta idéia de algum blog aí ao lado, mas no momento, não me lembro qual. Quando lembrar, vou colocar o nome.

sábado, 29 de agosto de 2009

COMO SURGIU O ORIGAMI?


Origami é a arte de dobrar papéis. Dizem que essa arte é quase tão antiga quanto a primeira folha de papel, criada pelos chineses há mais ou menos 1.800 anos. Para fazer as folhas, eles batiam cascas de árvores e restos de tecidos juntos, até formar uma pasta - o papel!

Foram os monges chineses que levaram o papel ao Japão, entre os séculos VI e X. A partir daí, a arte do Origami começou a se espalhar entre a população tornando-se, depois, famosa em todo o mundo.

Desde 1876, o Origami passou a fazer parte do currículo escolar do Japão.

"Origami" é formado por duas palavras juntas: "ori", que quer dizer "dobrar" e "kami" que significa "papel". Quando as duas palavras são pronunciadas juntas, o "k"é substituido pelo "g".

Origamis são tidos como instrumentos mágicos. Por exemplo, cada animal que você faz nessa arte tem um significado diferente: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga significa a longevidade; a cegonha (ave-símbolo do Origami), também conhecido por "tsuru", siginifica boa sorte, saúde e felicidade.


ORIGAMI DE PEIXE

- Um papel ofício de 75gr ou mais
- Tesoura

- Lápis de cor

1. Corte o papel ofício até conseguir um quadrado perfeito.
2. Dobre o papel na diagonal
3. Dobre as duas pontas mais finas, dos dois lados, para dentro.
4. Com o resto do papel ofício, corte uma cauda e cole naponta mais larga. Em princípio, você deve cortar uma cauda de peixe, já que estamos fazendo um. Mas, você tambem pode enlouquecer e cortar uma cauda de elefante, ca
valo, macaco etc. - por que não?!
5. Desenhe os olhos, boca e escamas no seu peixe e pinte-o como quiser!

AUMENTE SEU CONHECIMENTO



ACNE

Se você já é adolescente, certamente a acne é um problema em sua vida. Neste caso, você pode se
achar uma criatura miserável, chegando até a desistir de ir a festas e à praia com amigos.

A acne se manifesta através do surgimento de cravos e de espinhas comuns e internas (nódulos). Ela afeta cerca de 80% dos adolescentes no mundo todo - algumas pessoas, inclusive, têm acne até a idade adulta, no rosto, nas costas, no peito.

A acne surge nos folículos pilossebáceos, formados por um pêlo e uma glândula sebácea, e que ficam na derme, a camada intermediária da sua pele. A glândula sebácea produz o sebo, uma substância que, normalmente, é eliminada pelo canal do folículo e se espalha na superfície da pele.

Quando a pessoa tem tendência à acne, porém, esse canal fica obstruído e o sebo se acumula: são os cravos e as espinhas!

Veja os tipos de Acne que existem:

Pontos pretos (cravos) - são formados por um tampão de sebo e queratina; podem ser eliminados facilmente e raramente inflamam;

Pontos brancos (cravos) - formados por sebo e queratina; podem inflamar;

Pápulas - são elevações bem duras da pele, que ficam avermelhadas e doloridas; são inflamadas, mas não têm pus;

Espinhas - ficam na superfíce da pele; são inflamações com pus;

Cistos ou Espinhas Internas - são inflamação com pus que ficam nas camadas mais profundas na pele; geralmente não somem espontaneamente.

Uma pessoa pode ter Acne por vários motivos:

-genético

- Aumento da produção de alguns hormônios
(o que acontece, por exemplo, na adolescência)

- Aumento da atividade das glândulas sebáceas (pessoas com pele muito oleosa)

- Presença de algumas bactérias, como a "Propionibacterium acnes" (essa bactéria está normalmente presente na pele das pessoas mas, quando aparece em maior quantidade, provoca o aparecimento de acne)

Se você tem acne, procure sempre um médico que possa sugerir um bom tratamento. Há várias maneiras de melhorar e até curar a acne, dependendo de cada caso.

O importante é você evitar espremer as espinhas e os cravos brancos, e evitar ouvir pessoas cheias de boa vontade, que receitam fórmulas caseiras ou até remédios que os médicos passaram... para elas! Cada um tem um tipo de pele, um histórico diferente, que só o médico vai poder analisar corretamente.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Histórias em quadrinho

Essas historinhas são excelentes para trabalhar com crianças em fase de alfabetização.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Para você que está me visitando agora

Recadoseglitters.com


Desenhos da Turma do Louvor para colorir




Caderno decorado



Decorei este caderno para o meu filho Paulo Vítor. Coloquei contact para proteger....criança é muito curiosa, quer sempre arrancar alguma coisa.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Semana da Pátria

Recadoseglitters.com


Atividades para a Semana da Pátria que encontrei na net.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atividade para o Dia do Soldado






Estas atividades foram retiradas do Blog Espaço Educar. Lá você vai encontrar 80 atividades diferentes sobre o Dia do Soldado. É só clikar no endereço na barra lateral, à sua direita.

sábado, 15 de agosto de 2009


terça-feira, 11 de agosto de 2009

FAÇA ESTA ORAÇÃO



segunda-feira, 10 de agosto de 2009

INVENÇÕES





Bicicleta
A bicicleta nasceu em 1790. Ela foi inventada pelo

conde francês Sivrac, e possuía o estranho nome de Celerífero. Era apenas

um pedaço de madeira ligando duas rodas. A engenhoca andava com o

impulso dos pés, mas não tinha como dirigi-la, já que a roda dianteira

era fixa.

Batata frita
A batata frita foi inventada pelo médico francês Antoine

Augustin. Em 1772, ele começou a estudar as plantas que

continham amido, especialmente as batatas. Anos depois,

com o apoio do rei Luís XVI,

ele criou uma campanha para expandir a cultura da raiz. As

batatas fritas foram usadas pela primeira vez em um jantar de

gala, em homenagem ao americano Benjamim Franklin. Mas o

americano, pelo que dizem, não gostou da novidade.


Biscoito
Não é de hoje que se gosta de biscoito. Os primeiros

registros daiguaria são do tempo dos faraós, no antigo

Egito. Os egípcios cultivavam o trigo nas margens do

rio Nilo e fabricavam os biscoitos,com formas de animais para oferecer

às divindades em troca de chuvas, para assegurar

a fertilidade do solo. Pouco a pouco, o hábito de produzir

biscoitos passou para as regiões do Mediterrâneo e Oriente

Médio.Assírios,babilônios e gregos passaram a

presentear seus deuses com biscoitos de trigo e mel.


Chocolate
Em 1519, o conquistador espanhol Hernán

Cortés chegou ao México e, ao invés de ser recebido

agressivamente pelos nativos,recebeu alguns

presentes oferecidos pelo imperador Montezuma. Para os nativos,

Cortés era o deus do ar, Quetzacóatl, que havia plantado

cacaueiros no local como dádiva. Com a semente

extraída da planta sagrada, era misturado o mel e a baunilha,

resultando numa saborosa bebida, o chocolate. Para o povo

asteca, ouro eprata valiam menos que as sementes

do cacau. De volta à Espanha, em 1528, Cortés levou

consigo algumas mudas de cacaueiro, e plantou pelo

caminho. Primeiro noCaribe e, depois, na África. Chegando

na Europa ofereceu um pouco da bebida sagrada ao rei da Espanha,

Carlos V. Foi o suficiente para que ele ficasse extasiado.

Não demorou muito para que toda a corte passasse a apreciar

o produto.Muitas modificações foram feitas ao longo dos anos

até que o chocolate, depois de algumas intervenções do

suíço Henri Nestlé, tomasse a forma que hoje possui, em

tabletes.

Dentadura
Foram descobertos crânios humanos com dentes

artificiais feitos de ossos e marfim, com pontes de

ouro, 700 anos antes de Cristo. Na Idade Média, não se deu muita

atenção aos dentes falsos. Quando perdeu os dentes da frente,

a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, apareceu em público com a

boca cheia de pano. No final do século XVII, os ricos já podiam

comprar dentadurasde marfim (que com o tempo passavam a

cheirar mal). Os dentes falsos ficavam presos aos seus vizinhos

através de ligaduras de seda, mas tinham que ser tirados

na hora das refeições. Os dentistas usavam dentes humanos,

comprados dos pobres, ou faziam de prata ou ágata.

As primeiras dentaduras de porcelana foram feitas por volta

de 1770, por Alexis Duchâteau, um farmacêutico que

morava próximo a Paris. A descoberta foi aprimorada nos

Estados Unidos por Claudius Ash, no século XIX.


Iogurte
O iogurte apareceu na Ásia Menor por volta de

4.000 a.C.

Reza a lenda que um viajante nômade atravessava o

deserto carregando um pouco de leite numa sacola feita de pele

de cabra.Horas mais tarde, ele havia constatado que o leite

havia se transformadoem um creme grosso, com um leve sabor

ácido. Em 1542, chegou à Europa

o primeiro iogurte, oferecido como a cura para uma

persistente infecção intestinal do imperador François,

da França.


Bambolê
A idéia do brinquedo veio da Austrália, onde

estudantes deginástica se divertiam girando aros

de bambu na intura. Em

1958, os americanos Artur Melin e Richard Knerr,

donos de uma fábrica de brinquedos, importaram a idéia.

A diferença é que eles fizeram bambolês de plástico e

o batizaram de hula hoop. Venderam

25 milhões de unidades em apenas 4 meses.



Ioiô
O Ioiô nasceu nas Filipinas no século XVI, como uma arma.

Ele pesava dois quilos e sua corda tinha seis metros. Louis

Marx transformou o Ioiô num brinquedo em 1929.



Fonte: O Livro das Invenções - Marcelo Duarte

Você sabia??


Enurese nocturna - «Chichi na cama»

O que é?

A enurese nocturna é definida como "emissão involuntária
da urina (enquanto a criança dorme) verificada após os
cinco anos de idade".
Importa lembrar que o desenvolvimento neuromuscular
que possibilita o controle da micção ocorre cerca dos
quatro ou cinco anos e que as várias etapas do crescimento
variam entre os indivíduos.


Causas

Mais comum nos rapazes, este problema pode ter causas
orgânicas devido à pequena dimensão e imaturidade da
bexiga, a infecções urinárias, ou uma irritação da bexiga
causada por alergias ou sensibilidade a determinados
alimentos.
A deficiência na produção da hormona vasopressina é a
causa mais frequente. Esta hormona antidiurética regula
a produção de urina, fazendo com que a sua produção seja
menor no período nocturno.

No entanto, o medo, a ansiedade e o stress podem também
originar a regressão a um padrão comportamental anterior.
Assim, quando a causa da enurese está relacionada com o
stress, o problema é temporário.
Normalmente, surge interligada a alterações do quotidiano
da criança: aquando do nascimento de um novo membro na
família, com a mudança de casa, de infantário ou de escola,
com a separação dos pais, ou ainda, com a morte de um ente-querido.

Salienta-se ainda o papel da herditariedade. O índice
ocorrência de enurese nocturna é de 44% se um dos pais
tiver sofrido desta disfunção e de 77% se tiver afectado
ambos os pais.


Consequências

A sociabilização da criança e a sua auto-estima podem
ser influenciadas negativamente: ao pensar que é a única
com este problema, pode sentir-se diminuída em relação
às outras crianças.
O dormir fora de casa (exemplo: numa visita de estudo
organizada pela escola ou em casa de um familiar
próximo) pode apresentar-se como uma situação
problemática e constrangedora para a criança.

Assim, a enurese pode condicionar o desenvolvimento da
criança, isto porque, apesar das implicações que apresenta
ao nível da auto-estima e da socialização, provoca também consequências no processo de integração da criança e,
segundo os especialistas, pode causar problemas
psicológicos para o resto da vida.

Apesar de o tratamento adequado e atempado poder trazer benefícios à criança, prevenindo mesmo o sofrimento no
futuro, o "fazer chichi na cama", muitas vezes não é referido
pelos pais nas consultas de rotina. Existem vários
tratamentose terapias a que se podem recorrer e o
problema pode até desaparecer com o crescimento.


O que os pais devem fazer

A maior parte dos pais, não sabe como lidar com a
enurese nocturna dos filhos.
As noites mal dormidas para toda a família, as crises
de choro e de vergonha, as mudanças de lençóis e
colchões molhados, são situações angustiantes para
toda a família.

Eis aqui algumas situações que o podem ajudar a
minimizar o problema.

Em casa, a prática mais imediata e eficaz é colocar
uma coberta impermeável que isole o colchão do
lençol. Outro método que pode ajudar, mas bastante
mais complicado, será a colocação de um discreto
alarme na cama que é accionado quando a urina
entra em contacto com a coberta.
Pretende-se que ao fim de algum tempo a criança
acorde por si só quando sentir a bexiga cheia. No
entanto, este método poderá, ao culpabilizar a
criança, tornar-se contraproducente.

Contudo, o primeiro passo é contactar o médico
de família eexpor a problemática existente. Se se
justificar, será ele a prescrever a medicação
adequada.Em reuniões com um especialista, a
família pode compreender e discutir o problema
auxiliando a criança que, por sua vez, é
ajudada a tomar consciência das suas rotinas e
responsabilidades.

São várias as soluções para enurese nocturna da
criança. Ao longo do seu desenvolvimento, é natural
que períodos de sono tranquilo sejam intercalados
com outros de regressão ao padrão comportamental
anterior. Mas, mais que tudo, a criança nunca
deve ser penalizada, castigada ou punida.


FIQUE POR DENTRO!!!


Dentes de leite - como mantê-los saudáveis?

Os dentes de leite fazem a sua aparição por volta
dos seis meses e dão lugar aos dentes definitivos
cerca dos seis anos. Apesar de serem um curto
episódio na "história" da nossa vida, devem ser
cuidados, uma vez que o seu estado de conservação
vai influenciar a saúde dos dentes definitivos.

Se os dentes de leite de uma criança estiverem
cariados existe um risco real de virem a contaminar,
desde o início, os dentes definitivos, enfraquecendo
o seu esmalte, ainda frágil durante os primeiros
tempos de actividade.

Veja quais os cuidados a ter para que a criança
possua sempre dentes saudáveis.


1. Escovar os dentes

A existência de bactérias na cavidade bucal é uma
situação perfeitamente normal. Porém, quando o
número de bactérias de torna excessivo, quebra-se
o equilíbrio existente e podem surgir cáries. A
principal causa deste desequilíbrio é a falta de
higiene oral.

Para prevenir o aparecimento de cáries, entre os
seis e os doze meses, a mãe deve limpar os
dentes da criança com uma compressa. A partir
desta idade, regra geral, a criança já consegue
manusear a sua própria escova de dentes (sem
usar dentífrico).
A partir dos 24 meses a criança já consegue usar
pequenas quantidades de dentífrico sem o engolir e,
pouco a pouco, deve ser-lhe incutido o hábito de
escovar os dentes depois das refeições.
Atenção: Boa parte dos medicamentos destinados
às crianças são açucarados, pelo que devem ser administrados antes da lavagem dos dentes.


2. Fornecer um suplemento de flúor

Os suplementos em flúor estão disponíveis em
comprimidos ou em gotas. Podem ser dados à
criança desde o nascimento do primeiro dente até
cerca da altura em que a criança começa a ter
uma alimentação semelhante à dos adultos
(catorze meses).

Se as águas do concelho não forem (como
acontece frequentemente) enriquecidas com
flúor, é aconselhável manter o suplemento de
flúor até à adolescência.


3. Uma alimentação anti-cárie

Os açúcares contidos nos alimentos são os
principais responsáveis pelas primeiras cáries. As
bactérias que normalmente habitam a cavidade
bucal transformam estes açúcares em ácidos.
Estes ácidos criam cavidades nas quais elas se
instalam e continuam o seu trabalho de destruição.

Para eliminar este risco há que fazer uma
alimentação diversificada, pobre em alimentos
ricos em açúcares. É também muito importante
definir horários concretos para as refeições,
proibindo o consumo de alimentos (ou seja,
chocolates, rebuçados, gomas e outros alimentos
desta natureza) fora das refeições.
Porquê?
Porque nestas ocasiões a saliva, que contém
enzimas que "partem" as moléculas de açúcar,
está menos activa. Logo, estas moléculas estão
muito mais disponíveis para serem transformadas
em ácidos pelas bactérias. É também importante
não exagerar na quantidade de alimentos picados
que a criança (já com uma dentição eficiente)
consome.


Conhece a "cárie do biberão"?

Este problema pode atingir todos os dentes dos
bebés, excepto os caninos e os incisivos inferiores.
Deve-se a uma exposição excessiva aos açúcares e
tem origem nos biberões com água açucarada, sumos
de frutas, leites aromatizados, bem como nas
tetinas embebidas em mel.
Para não ter enfrentar este problema, não dê
bebidas açucaradas à criança e não a deixe usar
o biberão como chupeta.

CURIOSIDADE!!!

O QUE É FOLCLORE?

22 de Agosto - DIA DO FOLCLORE

A palavra Folclore vem da junção de "Folk", que quer dizer "povo" em inglês, e "Lore", que significa "conhecimento" ou "sabedoria". Assim, o folclore é a sabedoria popular ou a expressão cultural de um povo. Quem sugeriu o nome Folclore foi o arqueólogo inglês William John Thoms, num artigo publicado por uma revista inglesa, no dia 22 de agosto de 1846.
Crédito da foto: LFRabatone

O folclore é o conjunto de: mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, símbolos, orações, maldições, juras, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui: artesanato, medicina popular, receitas de comidas, festas, encenações, danças, gestos e músicas.

Todos os povos têm folclore e, ao conhecê-lo, contribuímos para manter viva a cultura e para entender a história de um povo. O folclore brasileiro é muito rico e diverso em cada região porque foi formado com a contribuição dos portugueses, dos índios, dos negros, dos mestiços e de imigrantes europeus.

INCENTIVANDO A LEITURA!!!







FIQUE ATENTO!

INCENTIVANDO A LEITURA!!!





















HISTÓRIA RETIRADA DO SITE CRIANÇA FAZ ARTE